Ferramentas de clima organizacional

As ferramentas de clima organizacional ajudam na coleta de dados e informações que ajudam a empresa a identificar a percepção dos seus funcionários em relação à organização. Além disso, permitem verificar os pontos fortes e os que precisam melhorar na gestão, por isso, essas informações podem ser utilizadas de maneira estratégica pelos gestores.

Toda empresa pode fazer uso dessas ferramentas, independente do seu tamanho ou segmento, o importante é coletar informações relevantes para que se possa elaborar um plano de ação para tratar as dores identificadas na pesquisa. 

Por isso, trouxemos duas ferramentas que você pode utilizar na sua empresa, são elas: eNPS (employee Net Promoter Score) e o PCO (Pesquisa de clima organizacional).

O eNPS é uma ferramenta utilizada para medir a satisfação do colaborador de uma empresa, é o cálculo NPS aplicado ao time da empresa. Ou seja, é o indicador de colaboradores promotores. Através dela é possível classificar a equipe em promotora, neutra ou detratora, também ajuda a mensurar se os colaboradores estão engajados e satisfeitos na empresa. 

Através da nota durante a pesquisa podemos classificar em três tipos:

Promotores: Os colaboradores que deram notas de 9 a 10 são considerados promotores. Podemos dizer que eles trabalham com motivação, estão felizes em trabalhar na empresa e ainda compartilham essa experiência com outras pessoas.

Neutros: Os Colaboradores que deram notas entre 7 e 8 são considerados como neutros.  É um meio termo, pois não estão insatisfeitos, mas também não estão muito motivados em realizar suas tarefas.

Detratores: Os que responderam com notas de 0 a 6 são classificados como detratores. Possivelmente falam mal da empresa e não estão satisfeitos com a rotina. 

O eNPS deve iniciar com uma pergunta objetiva, pois a partir dela vamos medir o índice de satisfação:

Por exemplo: Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar esta empresa para alguém trabalhar?

Além disso, você pode utilizar outras perguntas complementares para que estimule o questionamento dos colaboradores:

Por exemplo: Por qual motivo você deu essa nota

Depois, basta fazer o seguinte cálculo: 

Cálculo eNPS = número total de promotores (que responderam de 9 a 10) menos o número total de detratores (que responderam de 0 a 6) dividido pelo número total de respondentes e depois multiplica o resultado por 100.

Quanto maior for o resultado do cálculo eNPS melhor, deve-se ficar alerta quando existe um número elevado de detratores, pois isso pode indicar que os colaboradores estão insatisfeitos, assim devemos verificar os gargalos que estão causando a insatisfação para solucionar o mais rápido possível. 

Outra ferramenta que podemos utilizar para medir o clima de uma empresa é Pesquisa de Clima Organizacional (PCO):

essa avaliação é feita por meio de questionário, por isso a empresa deve criar um questionário específico para sua equipe e de acordo com o objetivo que quer alcançar. 

Medir a satisfação dos colaboradores é o primeiro passo, depois disso é necessário realizar a análise dos resultados e preparar as mudanças com base no que foi apresentado na pesquisa. O objetivo principal do PCO é entender quais os pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados na organização. 

 

Para saber mais sobre a Pesquisa de Clima Organizacional e quais os principais níveis, basta acessar o link! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Basta deixar sua mensagem e ficaremos muito felizes em te responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *