Clima Organizacional: analise sua influência sobre seus funcionários

O clima organizacional se caracteriza pela percepção dos colaboradores, com o nível de satisfação com a cultura e o local da empresa, por isso o clima organizacional tem influência sobre a produtividade, motivação e o comportamento dos funcionários.

Preparamos um conteúdo que vai te ajudar a entender a importância e como aplicar na organização de maneira estratégica para obter os melhores resultados.

Clima Organizacional: analise sua influência sobre seus funcionários      

O clima organizacional serve para identificar a satisfação dos colaboradores com a cultura, comportamento e o local de trabalho. Por isso, está ligada à qualidade de vida no trabalho, o modelo de gestão de pessoas, identificação com a cultura, eficácia da comunicação interna, desempenho da organização, entre outros.

Para entender mais sobre o clima da sua empresa, podemos classificá-los em três principais níveis:

Clima organizacional (bom/ alto):

Nesse nível o colaborador está satisfeito e se envolve com mais entusiasmo nas ações e projetos da empresa. Assim, se sentem estimulados a buscarem soluções inovadoras e se comprometem com os objetivos da organização.

Clima organizacional (neutro/indiferente):

Apresenta pontos positivos que devem ser mantidos, mas possuem falhas que podem ficar em evidência se não forem administrados, ou seja, seria como a motivação para o trabalho uma questão de apenas cumprir com uma obrigação.

Clima organizacional (ruim/ baixo):

É um clima desfavorável para a empresa, pois quando os problemas não são identificados e resolvidos pode causar baixa motivação, queda na produtividade e alta rotatividade dos funcionários.

Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)

A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é uma ferramenta que tem como objetivo identificar, junto aos colaboradores seus pensamentos e sentimentos sobre a organização, nível de satisfação, engajamento, facilidades e dificuldades em suas atividades, por isso, sua utilização na organização é tão importante.

O passo importante para fazer a pesquisa de clima organizacional é montar todo o planejamento, para isso é importante analisar:

  1. Qual a melhor período do ano para realizar a pesquisa?
  2. Quais métodos serão utilizados (metodologia)?
  3. Quanto tempo levará para iniciar e finalizar a pesquisa (prazo)?
  4. Qual meio de comunicação será utilizado?
  5. Quem vai avaliar os resultados?
  6. Como serão compartilhados os resultados?

Para o bom desempenho da sua organização utilize a ferramenta de pesquisa de clima organizacional, pois assim será possível avaliar o nível de satisfação dos funcionários perante a empresa e também planejar ações para conseguir os melhores resultados.

Abaixo segue um exemplo de pesquisa em que você pode adaptar para o
cenário da sua empresa:

A eficácia da ferramenta depende da sua estruturação e implementação, por isso é importante estabelecer uma periodicidade para que a pesquisa se torne um processo rotineiro na empresa. Além disso, após a aplicação da pesquisa é importante ter um tempo para analisar as respostas e avaliação das mudanças propostas para conseguir colocá-las em prática.

Afinal, o principal objetivo é tornar o ambiente de trabalho melhor a partir das percepções dos próprios colaboradores.

Os principais benefícios de utilizar a ferramenta de pesquisa de clima organizacional são:

  1. Fortalece o sentimento de pertencimento;
  2. Melhora a harmonia do ambiente;
  3. Cria maior abertura para a comunicação;
  4. Tem maior clareza em relação ao que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado na empresa;

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Basta deixar sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *