Conheça todos os motivos para elaborar uma gestão estratégica, e entenda a melhor forma de implementar na sua empresa!

Desenvolva a melhor visão para o futuro da sua empresa, entendendo todo o funcionamento de uma gestão estratégica!

O desenvolvimento de uma visão estratégica e competitiva é uma fórmula ampla de estabelecer como a empresa se posicionará no mercado e quais serão as metas e políticas estabelecidas para alcançar tal objetivo. É um processo contínuo devido às mudanças constantes que ocorrem no micro e macroambiente, por isso ela deve estar em constante monitoramento dos resultados organizacionais e a partir disso devem ser feitas as adaptações necessárias.

A administração estratégica tem como base sua missão, visão e valores, a fim de estabelecer conjuntos de diretrizes e valores da empresa, para que o desenvolvimento seja a longo prazo. E é através dela que se é possível estabelecer metas, objetivos, logísticas, plano de ação, e acima de tudo, se preparar e estabelecer caminhos para ameaças e oportunidades que ainda não existem, diminuindo riscos para a empresa durante o percurso, e melhor efetividade de resultado.

Para que a administração estratégica possa acontecer ela é dividida em áreas como:

  • Planejamento estratégico
  • Gestão estratégica
  • Controle e administração da estratégia empresarial
  • Sistema de informação estratégico.

Esse tipo de gestão é importante para conhecer o mercado em que a empresa atua e garantir, sobretudo, a sobrevivência do negócio. Saber garantir a persistência da gestão e do planejamento, é um dos principais motivos da falta de consistência em tantas pequenas e médias empresas e, por fim, leva muitos negócios à falência.

Pois, uma vez que se conhece o cenário, compreendem os fatores que geram oportunidade para seu sucesso, aquilo que gera ameaça à sobrevivência no ambiente externo, além de reconhecer suas fortalezas, competências e também as fraquezas internas, os gestores podem definir qual é a razão de existir da empresa, aonde se quer chegar com os recursos investidos.

E como eu posso fortalecer a minha efetividade e evitar desistências?

É fundamental buscar um modelo sólido de gestão e que possa ser aplicado com facilidade.  E nós da JRS Consultoria, fazemos a  utilização de  metodologias desenvolvidas com o objetivo de simplificar a forma de encarar e colocar em prática os objetivos de uma empresa. Sendo de extrema importância o auxilio na construção e no controle dessas ferramentas, como os OKRs (Objectives and Key Results) e BSC (Balanced Scorecard) que são os métodos desenvolvidos a fim de suprir essas necessidades, os passos dessas metodologias proporcionam a definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade, passos estes implementados através de indicadores de desempenho, definição e metas, prazos e objetivos.

Como exemplos de alguns tipos de estratégia nas empresas podemos citar: redução de custos, inovação, expansão e internacionalização. Portanto, a administração estratégica possibilita a organização um desempenho evolutivo e moderno, sabendo maximizar resultados, aumentando o desempenho e garantindo a efetividade competitiva no mercado. Com a finalidade de assegurar o crescimento, continuidade e sobrevivência da empresa.

Ficou interessado no assunto e quer entender mais um pouco sobre como uma gestão estratégica pode ajudar no alcance dos resultados da sua empresa? Entre em contato conosco e será um prazer tirar todas as suas dúvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *