Balanced Scorecard: a ferramenta que pode otimizar a gestão da sua empresa.

Conheça essa ferramenta que faz parte da gestão estratégica de grandes organizações.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica que permite que o empreendedor mensure o desempenho da sua empresa rumo as suas metas a partir da tradução da estratégia em indicadores e objetivos. Com ele o gestor terá em mãos os objetivos estratégicos da sua organização e iniciativas, também estratégicas, que devem ser tomadas para alcançar os objetivos.

Os objetivos estratégicos criados com o Balanced Scorecard devem seguir 4 perspectivas. São elas: Perspectiva financeira, perspectiva do mercado, perspectiva dos processos internos e perspectiva do aprendizado. Todas elas devem ser bem definidas e posteriormente mensuradas.

Para traças os objejtivos diante das perspectivas algumas respostas devem ser respondidas:

1. Perspectiva Financeira:

  • “Quais devem ser nosso objetivos para que agrademos nosso acionistas/proprietários?”

Nessa perspectiva devem ser postas em questão os indicadores financeiros mais estratégicas pra empresa além de definir como a empresa espera entregar valor para seus acionistas.

2. Perspectiva do Mercado:

  • ” Quais necessidades dos nosso clientes devemos atingir para que possamos atingir nossas metas financeiras e satisfazer nossos acionistas?”

Essa perspectiva deve analisar: Participação de mercado, retenção de clientes, captação de clientes, satisfação do cliente e lucratividade do cliente.

3.  Perceptiva do Processo:

  • “Como devem ser nossos processos para que possamos satisfazer nossos clientes, atingir nossas metas financeiras e agradar os acionistas?”

Agora é hora de dar enfase à eficiência dos processo internos e ao grau de inovação inseridos neles.

4. Perspectiva do Aprendizado:

  • ” Como satisfazer nossos colaboradores, para melhor execução dos processos internos?”

Nessa perspectiva deve-se analisar: Rotatividade, satisfação, engajamento, treinamento e capacitações dos colaboradores.

Você deve ter percebido que cada perceptiva tem uma causa e efeito nas demais. Isso faz com que todas elas estejam alinhadas com a estratégia pretendida para empresa. O mais importante e fazer com que essas perceptivas se traduzam em indicadores que possam ser facilmente mensurados em checks periódicos para que a empresa não perca o rumo durante o cumprimento de seu planejamento estratégico.

 

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