Endomarketing: a estratégia para o engajamento e alcance de resultados na sua empresa

Entenda a importância do endomarketing e como suas ações são responsáveis por engajar pessoas, melhorar o clima organizacional e trazer resultados para sua empresa.

Muito se tem falado das estratégias que as empresas devem adotar para alcançar os melhores resultados, e nesse contexto o marketing acaba tendo um papel fundamental visto que é responsável por entender e atender às necessidades do cliente, concretizando uma relação de troca entre as partes envolvidas.

Possuir colaboradores que vistam a camisa da empresa e sejam engajados de tal forma que se tornem embaixadores da marca irá facilitar esse processo, é ai que entra o Endomarketing! Não se preocupe em tentar entender de imediato o que é o endomarketing, nesse post iremos esclarecer isso pra você e como sua aplicação é de fundamental importância para o alcance das estratégias traçadas para sua empresa.

O que é

Endomarketing é a estratégia de marketing organizacional voltada para os colaboradores da empresa. Normalmente, as ações dessa estratégia é traçada entre as áreas de marketing e de pessoas (RH) da empresa. Isso acontece pois o setor de Recursos Humanos deve está constantemente procurando entender as necessidades das pessoas, se existe problemas de clima organizacional e se o engajamento está relacionado com a compra de desafios pelo time e produtividade.

Assim, basicamente, as estratégias de endomarketing devem ser construídas para implantar dentro do ambiente da empresa uma imagem positiva que façam seus colaboradores acreditarem naquilo que a organização oferece. A intenção é que esses mesmos colaboradores estejam engajados de tal forma que comprem a ideia do produto ou serviço da empresa antes mesmo do cliente ou consumidor final.

Além de tudo isso o endomarketing é uma excelente ferramenta para se utilizar na redução do turnover, auxiliando na captação e manutenção de profissionais qualificados e comprometidos com o negócio.

Endomarketing e Comunicação Interna

É essencial que a estratégia de comunicação interna esteja alinhada com a de endomarketing para que tudo ocorra conforme planejado, pois as duas estão interligadas e se complementam. Enquanto o endomarketing tem o objetivo de melhorar a motivação e engajamento das pessoas, a comunicação interna é o elo entre os setores da empresa. Sem uma comunicação eficiente entre os setores é possível que os colaboradores passem informações incorretas ou incompletas para outros setores ou até mesmo para clientes, o que acarreta um ruído na informação e um clima de insatisfação acabe surgindo diante de confusões internas e aborrecimento dos clientes.

Tanto o endomarketing como a comunicação interna tem o objetivo comum de melhorar a comunicação interna na empresa, trabalhando também o branding com os funcionários por meio do fortalecimento da sua relação com a empresa e gerando empatia entre ambos.

O marketing interno pode ser melhor trabalhado através de investimento em canais de comunicação oficiais, como murais de avisos, e-mails corporativos, newsletter, TV corporativa, entre outros recursos.

O momento de investir em Endomarketing

Se você notou que há falhas na comunicação com seus colaboradores, é hora de dar atenção a esse problema o quanto antes. Se tais casos forem identificados e trabalhados logo no início, as chances de reversão a favor da empresa são maiores. Listamos algumas situações onde você poderá facilmente diagnosticar se existe problemas com o endomarketing da sua empresa:

  • O funcionário não é participativo;
  • Demonstra constrangimento e “medo” ao conversar com pessoas que estão em cargos de liderança;
  • Não entende com clareza o papel que precisa desempenhar e suas funções;
  • Deixa de apresentar ideias e sente-se desconfortável em expor opiniões em reuniões e conversas;
  • Não enxerga importância no seu cargo dentro do organograma empresarial.

Endomarketing na sua empresa

Quando paramos e pensamos em uma equipe sem sintonia, fica mais fácil visualizar a importância do endomarketing. Funcionários desmotivados e insatisfeitos acabam sendo improdutivos e não alcançam os resultados esperados. Para que os colaboradores se tornem embaixadores espontâneos da empresa, é necessário engajá-los. Além de fazer uma propagando positiva do negócio, ele serão mais comprometidos na busca por resultados.

Uma estratégia bem sucedida de endomarketing alavanca o grau de compromisso e dedicação dos colaboradores com a empresa. Ouça o que eles tem a falar e comece a entender que suas necessidades podem ser essencial para criar o caminho para o sucesso da empresa. Uma equipe mais engajada será mais colaborativa, trará ideias e se sentirá motivada quando notar que faz parte de uma organização que preza pelo seu bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Por fim, essa eficiência no desempenho de atividades dos colaboradores e satisfação atrelada à produtividade, são responsáveis por uma significativa redução de custos e aumento de lucro para sua empresa.

Ficou interessado no assunto e quer entender mais um pouco sobre como o endomarketing pode ajudar no alcance de resultados da sua empresa? Entre em contato conosco e será um prazer tirar todas as suas dúvidas.

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