3 ideias de negócios para você empreender no segundo semestre!

O ano já está na metade e você ainda tem dúvidas de qual tipo de negócio abrir? Bom, esse texto é ideal para você.

O ano já está na metade e você ainda tem dúvidas de qual tipo de negócio abrir? Bom, esse texto é ideal para você.

Graphic designers in a meeting at the office

Antes de mais nada, ter a ideia por si só não adianta muito, o mercado está em constante mudança, os hábitos de consumo mudaram, todos tem acesso a informação e com isso tornam-se mais seletivos e exigentes e essa nova realidade precisa ser levada em consideração a todo momento.

Para isso, planejar, estudar o mercado e fazer pesquisas deixaram de ser um mero diferencial e começaram a ser obrigação de todo mundo que quer empreender.

Hoje em dia, toda informação estar concentrada nas nossas mãos e isso reflete na forma de criar uma empresa e montar as estratégias.

Ao longo desse texto, você verá 3 ideias incríveis que podem te inspirar a empreender nesse segundo semestre do ano!

Não esqueça daquele cafézinho para acompanhar a leitura.

Mas antes… fique de olho nas tendências de mercado!

Nesse momento, separamos algumas tendências de forma ampla, para entender quais os segmentos que estão em alta!

  • Saúde e bem-estar

É evidente que as pessoas estão se preocupando muito mais com a saúde em comparação com anos atrás, todo mundo pode facilmente procurar hábitos saudáveis na internet.

Um dado interessante é que 60% das nossas vidas é passada no trabalho, por  isso as pessoas estão cada vez mais ligadas em conseguir conciliar trabalho e bem-estar. O que abre um mercado para se explorar, é bom ficar de olho!

  • Marcas e produtos ações  sustentáveis

De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios as ações sustentáveis e o desenvolvimento de produtos com métodos que fortalecem a cultura da sustentabilidade devem continuar crescendo.

Atualmente, com o avanço da gestão do meio ambiente em conjunto com o amadurecimento dos consumidores, essa variável estar se tornando indispensável quando o assunto é empreender.

Isso é comprovado com uma recente pesquisa de mercado, realizada com mais de 6000 consumidores do Brasil, Índia, China, Alemanha, EUA e Reino Unido (Rethinking consumption: Consumers and the Future of Sustainability, 2012) indicou que 51% dos brasileiros compram produtos por conta de seus benefícios ambientais e sociais.

  • Negócios no setor de cervejas artesanais

De acordo com o Sebrae, o Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. A média anual de litros consumidos por habitante cresce a cada ano. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em novembro de 2013 revelou que a cerveja é a bebida preferida de 2/3 dos brasileiros para comemorações, com 64% da preferência.

Microcervejarias e importadoras estão ocupando um importante espaço no mercado nacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as chamadas cervejas especiais reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria “premium”.

  • E-commerce

E-commerce são itens disponibilizados em lojas online. Essa é a tendência do momento, pela facilidade de pagamento, flexibilidade de entrega e preços acessíveis esse nicho de mercado estar se fortalecendo cada vez mais se comparado ao crescimento de vendas nas lojas físicas.

Hoje em dia as lojas físicas ganharam um novo concorrente o mundo online! Pensando nisso, estratégias que unam ambos os campos de atuação (dentro e fora da internet) são posicionamentos interessantes para se adequar ao mercado.

Atenção! 

Essas são apenas algumas tendências de mercado que selecionamos para servir como base, a partir delas existem diferentes tipos de abordagens,  aconselhamos adentrar ainda mais no assunto! Se quiser saber como nos trabalhamos com esse tema clica aqui.

3 ideias de negócios para você empreender no segundo semestre!

Reunindo diversas tendências e um pouco da experiência da JRS Consultoria traçamos algumas sugestões que podem ser úteis para você!

1 – Food Truck de Produtos Orgânicos

Os food trucks tem ganhado cada vez mais adeptos e conquistado espaço nas ruas, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos. Unindo isso a outra alta de demanda por produtos orgânicos.

O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares, o que aumenta a facilidade no acesso a fornecedores.

Apostar nesse segmento de Food Trucks e Produtos orgânicos pode ser uma ótima opção.

2- Camisaria com ações sustentáveis!

Mais uma vez unimos algumas tendências! Primeiramente a do mercado da moda é um dos que mais crescem no Brasil, de acordo com a Exame, em segundo o quesito sustentável que estar em forte ascensão.

Atualmente existem diversas máquinas que permitem customizar tecidos a um preço de custo mais acessível o que torna o negócio mais viável.

E a respeito da questão da sustentabilidade pode-se tratar do assunto fazendo um “mix de ações”, comunicação da marca (marketing), na produção do produto sem agredir o meio ambiente e implementando diferenciais como delivery utilizando bicicletas.

Calma… Delivery de camisas? 

Pode apostar que sim, diversas empresas já estão adotando práticas de cunho ecológico como essa!

Sem contar que um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Simon Fraser, no Canadá, mostrou que os seres humanos são biologicamente “programados” para a preguiça. Quando optamos por nos mover, nosso corpo faz isso da maneira mais econômica possível!

Entendendo que isso gera uma oportunidade, negócios que estão apostando em delivery não apenas no ramo da alimentação estão ganhando espaço entre os consumidores.

3- Microcervejarias artesanais

Esse tipo de negócio surgiu a partir da difusão entre os consumidores que estão cada vez mais exigentes e correndo atrás de produtos com uma maior qualidade mesmo que o preço seja um pouco maior. O público está entendendo a diferença entre as cervejas de massa e as artesanais, o que é muito positivo para esse comércio

Para ser considerada uma microcervejaria , a empresa deve produzir até 200 mil litros por mês, segundo a definição da Escola Superior de Cerveja e Malte.

Dentro desse ramo é possível encaixar diversos modelos de negócio. Entre eles o de brewpub, que são os bares que produzem a própria cerveja no local e só as vendem ali mesmo, já no ambiente digital, surgem os negócios fundamentados em modelo de assinatura, no qual o cliente realiza a aquisição de determinado produto ou serviço por um período de tempo, cuja frequência pode ser bem variada: semanal, quinzenal, mensal, bimensal etc.

Então, o que estar faltando para começar a empreender nesse segundo semestre? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *