Modelo de negócio: descubra agora a importância em possuir um!

Entenda porque tantos negócios atuais começam com o pé esquerdo. O motivo disso? a falta de uma estruturação base sobre como será o modelo de negócio.

Entenda porque tantos negócios atuais começam com o pé esquerdo. O motivo disso? a falta de uma estruturação base sobre como será o modelo de negócio.

modelo de negócio

Ao longo do nosso dia a dia, é comum que possamos perceber tendências, reunir ideias e fazer associações, o resultado disso? Pense sobre a última vez em que você se pegou idealizando a tão sonhada “ideia de negócio”, logo após, veio a famosa dúvida: “será que isso daria certo?”

Se você se identificou ou já se viu em  situações parecidas, veio ao lugar certo!

É totalmente comum que surjam dúvidas, ainda mais se a sua ideia for referente a algo que ainda não existe atualmente no mercado no qual você se encontra.

O porquê disso?

Porque empresas, sejam elas dos modelos mais convencionais até as mais inovadoras, vão muito além de ideias geniais, é necessário entender qual o público alvo, sua proposta de valor, suas atividades chaves, parceria estratégias e mais (eu falarei sobre isso mais para frente).

Ou seja: não basta simplesmente pensar em um produto ou serviço, é necessário entender como tudo irá acontecer, como atingir o mercado, conhecer as barreiras jurídicas e ficais e a estrutura básica de custos e geração de  receita, afinal, uma empresa sólida deve se preocupar em se  manter!

O Modelo de Negócio Canvas

O suíço Alex Osterwalder, um dos criadores do conceito de modelo de negócio, autor de livros de leitura obrigatória para quem quer saber mais sobre o assunto, defende a ideia de que todo empreendimento deve possuir de forma bem definida alguns componentes, são eles:

  1. Segmentos de clientes: é a divisão do público alvo de acordo com características demográficas, necessidades, atributos, hábitos de consumo ou outros pontos similares. 
  2. Proposta de valor: como a sua empresa de destaca e gera valor de forma única para o seu público alvo definido.
  3. Canais de comunicação e distribuição: como o seu público alvo vai conhecer o seu produto ou  serviço e ter acesso a ele? Esta etapa costuma envolver ações de marketing e/ou logística.
  4. Relacionamento com clientes: Como a empresa pretende se relacionar e interagir com o o público alvo escolhido.
  5. Fontes de receita: como a empresa, dentro de sua estrutura, irá gerar receita.
  6. Recursos principais: qual a infra-estrutura, recursos, sejam eles ativos ou intelectuais para a empresa funcionar.
  7. Atividades-chave: são as ações necessárias para que a empresa possa funcionar normalmente e sua atividade-fim possa ser realizada.
  8. Parcerias estratégicas: empresas, entidades públicas ou qualquer outro público que possa dar apoio e facilitem o trabalho da sua empresa.
  9. Estrutura de custos: etapa de descrição dos custos da empresa para que sua operação possa ser executada normalmente.

O modelo de negócios na prática

Para que houvesse um fácil o entendimento de todos esses componentes do negócio, Oscar Osterwalder também criou o  Canvas.

Uma ferramenta altamente visual, prática e dinâmica para toda empresa que deseja estruturar o seu modelo de negócio, proporcionando um entendimento coeso dos componentes chaves a serem desempenhados pela organização para que a mesma conclua os seus objetivos.

A ferramenta configura-se em 9 blocos, 1 para cada um dos componentes principais citados acima, através do Canvas, o empreendedor consegue ter uma visão holística de como o seu negócio deve funcionar para captar e atrair valor para o  seu cliente.

quadro canvas

Dicas práticas:

  • Ao preencher o canvas, tente não escrever no quadro, mas sim utilizar post-its para flexibilizar a entrada e exclusão de ideias.
  • É recomendável que se preencha a ferramenta seguindo a ordem logica que utilizada acima para explicar os componentes necessários para a modelagem  do negócio.
  • O canvas por ser uma ferramenta visual, é muito indicada para discussões de equipe sobre o empreendimento em questão, por isso é interessante que seus sócios e envolvidos no negócio possam participar e agregar conhecimento.

 Benefícios de uma boa modelagem de negócios

A partir da visualização clara dos principais componentes do modelo de negócios, o gestor pode ter uma visão estratégica de novas ações a  serem implementadas para  melhoria do desempenho da organização, assim como entender como a sua empresa deve agir para entregar valor ao seu público alvo.

Além disso, somente a partir de uma validação do modelo de negócios, através de feedbacks do mercado e ajustes para aperfeiçoamento do modelo, é interessante que enfim ocorra a criação do Plano de Negócios para que se possa ter um entendimento mais amplo sobre estratégias e projeções futuras da empresa, pois é com um modelo de negócios validado e efetivo que se pode pensar sobre como a empresa  pode ganhar escala.

 

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Um Comentário em “Modelo de negócio: descubra agora a importância em possuir um!

Solange Alves de Lima
2 de março de 2020 em 16:50

O marketing é bem importante no empreendedorismo quando pensamos num plano de negócio, envolvendo parceiros, clientes, bancos (economia, capital de giro e projetos), própria empresa, acompanhando a economia do país.

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