5 dicas para empreendedores com Alexis Arancibia!

Conheça o grande empresário chileno Alexis Arancibia e confira as sua 5 dicas para empreendedores.

Conheça o empresário chileno Alexis Arancibia e confira as sua 5 dicas para empreendedores.

2016-05-27-PHOTO-00005966-350x350A Endeavor é uma empresa criada há 18 anos que trabalha como uma rede global para apoiar, inspirar e conectar empresários com grandes idéias, a fim de se tornarem empreendedores de alto impacto, conferindo-lhes conexões nacionais e internacionais de fóruns de investimento de alto nível e serviços de consultoria estratégica para as empresas orientadas para o crescimento.

A Endeavor cada ano seleciona os melhores empresários, através de um processo realizado por um painel de seleção internacional (ISP), que é composta de líderes empreendedores em todo o mundo. Em maio de 2016, Alexis Arancibia, empresário chileno, depois de uma série de entrevistas, deliberações e geração de redes, realizada em Madrid, foi selecionado com os seus parceiros para fazer parte da Endeavor. Apenas 6 novos empresários nacionais conseguiram  juntar-se à rede global .


Alexis Arancibia pertence a uma empresa de engenharia que desenvolveu uma solução para melhorar a instalação do sistema de irrigação nas almofadas de lixiviação na indústria de mineração. Seu conjunto de produtos Mantle Irrigador (CMI) reduz o tempo de instalação em 80%, que se traduz em até 12 dias e reduziu pela metade o número de funcionários necessários para executar o trabalho, além de economizar até 75% de água e melhora o desempenho econômico, através da recuperação do minério, em 12%, tornando-se um produto inovador que permite projeções positivas para a sua própria empresa e para a indústria de mineração no Chile.

As 5 dicas que ele recomenda para empreender são as seguintes:

Antes de começar com ideias e sugerir medidas, ele disse uma frase que têm dito anteriormente em outras entrevistas: “O sonhador é nascido para realizar grandes coisas.” Ele acredita que muitas pessoas pretendem realizar algo a mais porque de alguma forma algo as incomoda, as deixa inquietas e por isso querem fazer um impacto.

1. Tenha um objetivo claro e executável

“Os objetivos do projeto devem ser claros desde o início, por isso deve-se definir metas para alcançar e essas metas devem ser acima de tudo bem específicas e realistas. Em alguns casos, as metas estabelecidas são muito elevados ou idealistas, isso muitas vezes causa frustração, no entanto deve ser tomado cuidado para não estipular metas muito baixas, que podem potencialmente causar falta de motivação. A ideia é ir passo a passo e ir estabelecer metas claras, específicas e concretas que dão resultados visíveis, seja a curto ou a longo prazo. “

2 – Tenha fé em seu sonho.

“Geralmente as pessoas tendem a desencorajar outros, muitos não acreditam que você pode ser capaz de fazer muitas coisas. Isso não deveria ser importante quando se acredita em si mesmo. No Chile, eles costumam dizer “acredita na causa”, acreditando que é capaz. No entanto, é preciso buscar seus sonhos não para provar aos outros que você pode realmente realizá-los e sim para provar isso para você .

Para realizar sonhos não só é necessário sonhar, mas também muita convicção. Muitas vezes eu cometi erros e eu achava que não havia mais volta e é por isso que uma chave muito importante é acreditar em um sonho e também, ficar longe de pessoas negativas, daqueles que não acreditam em um sonho”.

3 – Descubra seus talentos e escolha o time certo.

“Muitas vezes eu me enganei, se aproveitaram da minha vontade de ajudar e, finalmente, não formei boas equipes. Você tem que saber muito bem os talentos das pessoas ao seu redor e seu desempenho coletivamente para formar boas equipes.

empreendedores

Alexis e parte de sua equipe.

Em primeiro lugar, descobrir o que você é bom, e claro, em que é ruim. Recomendo fazer uma análise SWOT pessoal isso envolve saber em que eu preciso de apoio, eu posso contribuir adequadamente. Quando se compromete a uma causa, seja ela sozinho ou com uma equipe por trás deve ficar claro “em que eu sou bom? E o que devo melhorar?”.

Essas são habilidades fundamentais para ter sucesso, explorar seus talentos e pedir apoio da sua equipe no que você considera ser fraco, por isso é fundamental escolher uma equipe que é se completa em questões de competências das pessoas que fazem parte para que possam contribuir significativamente para o projeto e impulsionar para crescer de forma mais eficiente. “

Confira: 6 maneiras para se ter boas pessoas em sua empresa.

4 – Ter problemas não é um problema.

“Problemas existem e as pessoas que embarcam em um empreendimento não podem esperar que os objetivos e metas estabelecidos sejam cumpridos de forma simples e sem longe de erros, no entanto, as dificuldades encontradas ao longo do caminho devem ser vistas como uma oportunidade para aprender, ou seja, resolver da melhor maneira possível os problemas e tomá-los como uma forma de compreender suas próprias capacidades. Problemas são uma oportunidade de aprender e desafiar a si mesmo, abrindo espaços para novas ideias que podem ser usadas no futuro em qualquer eventualidade, e assim, crescer com a experiência. “

5 – Busque ajuda das pessoas certas.

“Quando eu comecei eu cometi muitos erros, principalmente por causa das pessoas que se comprometam sem nenhum estudo prévio. Bem, pelo menos esse foi o meu caso. Eu trabalhei como operador de mineração e sempre teve preocupações e idéias de como melhorar muitos processos. No entanto, o que eu poderia fazer com isso?

Em primeiro lugar, eu queria terminar meus estudos universitários para realizar o meu sonho. Saí do trabalho e deixei muitas coisas de lado para alcançar meu sonho, mas eu acho que não teria sido possível se não tivesse encontrado as pessoas certas na estrada.

O trabalho de administração de um negócio, muitas vezes envolve não só o compromisso, mas o conhecimento. No começo eu tive ajuda de um empresário com conhecimento suficiente para realizar o trabalho de consultoria junto comigo seja na tomada de decisões ou na execução. Agora estou mais experiente e continuo obtendo ajuda de muitas consultorias e conselhos de empreendedores bem sucedido do meu país e de todo mundo.

Veja mais: O que é consultoria empresarial?

Agora eu assumo esse papel junto com a Endeavor. Este papel envolve ver diferentes candidatos e as suas ideias, analisar se realmente querem por suas idéias em prática, pois para mim deve haver não apenas paixão, mas muita disciplina também. Para mim, essa última é muito importante.

Eu acho que muitos de nós temos o desejo de empreender e devemos buscar ajuda para alcançar isso. Geralmente, eu trabalho com consultores externos, porque há muitas coisas que não se vêem e uma visão externa é necessária. Endeavor hoje me ajuda com isso, e teria retribuir essa ajuda da mesma forma, ajudando outros empreendedores para realizar sonhos que possam ser benéficos para a comunidade. “

Faça como Alexis Arancibia e procure uma consultoria que possa te auxiliar a realizar seu sonho. 

cta-laranja

9 Comentários em “5 dicas para empreendedores com Alexis Arancibia!

Michelle Marla
28 de fevereiro de 2017 em 16:27

Eu tenho 16 anos e já busco um conhecimento para meu futuro e quero saber qual a importância de se ter paciência nos processos do empreender, de montar uma empresa ?

Responder
Marketing
7 de março de 2017 em 18:35

Paciência é uma virtude muito importante para qualquer empreendedor, visto que tanto o processo de abertura e estruturação de uma empresa aqui no Brasil demandam um certo tempo devido algumas barreiras. A paciência torna-se necessária visto que nem todo negócio acaba decolado logo após sua abertura, muitas vezes esse processo demanda tempo, tudo isso depende muito da estratégia adotada. Esperamos ter ajudado e ficamos contentes em ver jovens como você, Michelle, querendo adquirir conhecimento!

Responder
Everson Pedro da Silva
28 de abril de 2017 em 12:47

Bom dia me chamo Everson, tenho 18 anos estou em busca de conhecimento também como a Michelle Maria, para que quando minha empresa saia do papel eu tenha conhecimento necessário para liderá-la essas dicas são fantásticas parabéns a toda equipe.

Responder
shirley talyta melo
14 de junho de 2017 em 18:27

gostaria de saber como montar uma loja de roupa?

Responder
Marketing
20 de junho de 2017 em 20:37

Olá Shirley,vamos te mandar um email!

Responder
Ernandes França
21 de julho de 2017 em 02:10

Boa noite.
Me chamo Ernandes tenho 23 anos e trabalho com moda,sou estoquista.
Sempre tive interesse em abrir minha própria empresa,relacionado com moda,mas não deixando os meus afazeres do dia a dia.
Esse meu interesse e minha força de vontade,esta crescendo cada vez mais e já estou em busca de conhecimento sobre administrar uma empresa.
Conhecimento eu já tenho,mas temos que ter cada vez mais,aprimorar para colocar em prática.
Você tem alguma dica para mim?

Responder
Marketing
27 de julho de 2017 em 19:13

Opa, Ernandes, tudo bem?

Manda um email para contato@jrsconsultoria.com.br e a gente pode bater um papo e gerar umas ideias!
– Sálvio Marinho, Diretor de Marketing

Responder
renan
8 de fevereiro de 2018 em 12:37

tenho uma empresa de vendas, e preciso motivaras essas pessoas, preciso de ajudar.

Responder
Marketing
22 de fevereiro de 2018 em 20:05

Olá Renan.

Manda um email pra contato@jrsconsultoria.com.br. Lá a gente pode bater um papo para que saiba como podemos te ajudar melhor.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *